O Mundo de Udson Corrêa

Publicado  quinta-feira, 1 de julho de 2010

A vida de um dos jornalistas mais bem sucedidos do Brasil

“Você não trabalha na área do jornalismo você vivi o jornalismo” diz Hudson Corrêa, jornalista da Folha de São Paulo exerce há 17 anos a profissão, e sempre coloca a ética e os fatos de forma correta mostrando os dois lados da noticia. Ele não tem medo de receber processos .


Trabalhou no estado do Mato Grosso do Sul, onde também nasceu e passou grande parte da sua vida. Foi censurado algumas vezes no jornal o Correio do Estado,

“mas não tem problema, nesta profissão isto e normal”comentou o jornalista sobre um dos processos que está respondendo.



Está em Brasília há 2 anos em uma sucursal da Folha escrevendo matérias sobre política, recebeu alguns processos que envolvem pessoas públicas, “ estou recebendo um processo de um deputado, pois escrevi uma matéria sobre o mensalão, ele não gostou”.

Passou pelo SBT, O Globo e o Jornal Impresso Mercado Estadual e atualmente trabalha na área da política e sociedade do jornal a Folha de São Paulo.

Geralmente, o jornalista precisa de ter uma boa relação com a fonte, mas nem sempre é isto que aconteceu comentou “não mantenho uma aproximação com a fonte tenho algumas dificuldades” se referindo a jornalistas que saem para almoçar com as fontes e sempre mantém uma relação estável com elas.

Uma das matérias que ele fez que mais gostou “ sem dúvida foi uma que passei um mês no meio da floresta amazônica convivendo com índios, foi sensacional” esta matéria foi muito bem vendida deu primeira página para o jornal a Folha e sem duvidas é uma das principais matérias deste jornalista.

Hudson se lembra de mais uma reportagem que fez, sobre um vereador que usava o computador da prefeitura para mandar e-mails e acabou recebendo um mandado de cassação e que ele acabou recebendo um processo “não deu em nada, pois o errado era o vereador”.

Quando perguntado se ele expõe sua opinião dentro da matéria respondeu rapidamente “quando se escolhe um fato você já esta opinando” , geralmente o que chama a atenção dentro do jornal do grande público é o editorial do Brasil, que traz os principais fatos que ocorreram no dia “a parte de política é importante para o jornal, mas não para a grande massa”.

Deixa bem claro que só não pode exagerar, e quando se tem alguma matéria que envolva criança deve tomar muito cuidado para não expor ela. Acredita que as redes de comunicação fizeram um acordo para não divulgar suicídios.

Para Hudson Corrêa sem dúvida a melhor área para se trabalhar é a impressa “você coloca a realidade para as pessoas de uma maneira única” lembrando que já trabalhou na TV, no rádio, como assessor de imprensa e na área de jornalismo web.



por: Rafaela Mendes

0 comentários: